Blog

Viagem cervejeira: conheça as histórias de quem já embarcou nessa experiência

Se você acompanha o blog do Science of Beer ou as nossas redes sociais já deve ter visto muitas informações sobre a Viagem de Estudos Cervejeiros e também sobre as abadias, fábricas, cervejarias, pubs e outros pontos que fazem parte do roteiro.

Leia também: Viagem Cervejeira: seis destinos imperdíveis para saber mais sobre cerveja

O roteiro passa pela França, Bélgica e Alemanha e atrai todos os anos grupos de amigos, casais e entusiastas da cerveja de diferentes idades, profissões e regiões do país. E como a edição de 2019 da viagem cervejeira cada vez mais próxima (13 a 23 de setembro), reunimos algumas histórias de quem já participou dessa experiência de muito aprendizado e história.

Conheça a seguir um pouco do que o Paulo, a Luana e o Alexander viveram nas edições anteriores da viagem cervejeira.

Paulo, engenheiro civil

Engenheiro civil em Florianópolis, Paulo Oliveira é um “apreciador de cervejas que se interessa muito pelo assunto”. Ele e a esposa Carla foram alunos do curso de Sommelier de Cervejas do Science e cultivaram por um bom tempo o desejo de conhecer locais importantes para a história da bebida:

Desde que eu passei a me interessar mais seriamente sobre cerveja e estudar o assunto, comecei a querer conhecer os "destinos cervejeiros" na Europa, especialmente os mosteiros trapistas na Bélgica e a Oktoberfest de Munich. Algum tempo depois, quando eu e minha esposa fizemos o curso de Sommelier de Cervejas, decidimos que nas nossas próximas férias iríamos para a Bélgica.

Paulo explica que ele e a esposa ponderaram se era melhor viajar por conta própria ou com algum grupo e pesquisaram algumas opções de viagem:

Eu já conhecia algumas pessoas que fizeram parte da primeira viagem do Science e acompanhava todos os dias as fotos nas redes sociais, morrendo de vontade de estar lá. Por isso, dentre as "excursões cervejeiras" existentes, logo percebi que a Viagem Cervejeira do Science era muito mais que uma simples excursão, era uma verdadeira viagem de estudos cervejeiros.

Se fosse pra participar de uma excursão, eu não queria chegar lá no interior da Bélgica para bater uma foto na frente da cervejaria, visitar a lojinha e tomar umas no bar da fábrica. Isso é muito legal, mas eu poderia fazer isso por conta própria, só eu e minha esposa, no nosso próprio ritmo. Mas eu já tinha visto a primeira edição da viagem do Science e sabia que não seria só isso.

Você chega na cervejaria e não faz o "tour guiado" que qualquer turista pode agendar pelo site, você faz uma visita no interior da fábrica acompanhada pelo próprio mestre cervejeiro, que vai explicando todo o processo de fabricação e história do lugar, respondendo todas as suas perguntas, desde as mais simples até as mais técnicas. E muitas vezes no final você ainda prova a cerveja servida diretamente do tanque, pelas mãos de quem fabricou a bebida. Era exatamente isso que eu queria e foi por isso que decidimos fazer a Viagem Cervejeira do Science.

O engenheiro participou da viagem de 2018 e destaca alguns dos momentos mais marcantes da experiência:

Um dos pontos altos da viagem foi a visita à cervejaria 3 Fonteinen, na Bélgica, guiada pelo Sr. Armand De Belder, um dos últimos e mais respeitados blendadores da região. Escutar o Sr. Armand contar a história da cervejaria e falar de sua paixão pela cerveja, e provar junto com ele as suas criações, foi realmente incrível.

Outro, é claro, foi entrar na entrar na Abadia de Saint-Sixtus, que produz a raríssima Westvleteren. Todos que vão até lá dizem que não é possível visitar o mosteiro, mas que se pode comprar e provar a famosa cerveja no Café In de Vrede, que fica em frente à abadia. Nós não só conseguimos entrar na abadia como ainda assistimos a missa cantada pelos monges trapistas! Foi surreal e totalmente inesperado, nem a Amanda esperava que tivéssemos essa experiência.

Paulo, que não descarta a possibilidade de um dia trabalhar com cerveja, usou a experiência da viagem em seu trabalho de conclusão do curso de Sommelier de Cervejas e explica a importância que a viagem cervejeira teve para o seu aprendizado sobre a bebida:

A Viagem Cervejeira foi uma experiência sensacional. Para quem já conhece bem o assunto, leu livros a respeito, fez curso de sommelier ou algo do tipo conhecer esses destinos cervejeiros na Europa é a realização de um sonho. É completamente diferente você estudar um assunto pelos livros, ou mesmo com um bom professor em sala de aula, do que estar pessoalmente no local, vivendo a experiência.

Além de visitar os mosteiros, fábricas e bares famosos, ainda tivemos um dia totalmente dedicado às leveduras, com a visita à fábrica da Fermentis em Lille, um dia dedicado ao malte, com a visita à fábrica da Weyermann em Bamberg, e um dia dedicado ao lúpulo, acompanhando a colheita na região do Hallertau. Cada um desses dias foi de intenso aprendizado. Vivi várias experiências absolutamente únicas e eu não passaria por nada parecido se não fosse através da viagem do Science of Beer.

Luana, bancária

Bancária em Florianópolis, Luana Rodrigues fez o curso de Sommelier de Cervejas em 2014 e participou da primeira viagem de estudos cervejeiros do Science of Beer, realizada em 2017.

A decisão da viagem foi pela busca de conhecimento cervejeiro e da cultura das grandes escolas cervejeiras. Eu já conhecia alguns bares de Bruxelas e também a Oktoberfest de Munique, mas a experiência da viagem cervejeira foi bem mais divertida, por ter viajado com amigos.

Mergulhar no universo cervejeiro, nesse hobby que amo de paixão, foi sensacional. Estar nos lugares históricos e aprender com quem faz cerveja com muito amor foi uma das experiências mais fantásticas.

Luana destaca o lugar que mais gostou de visitar durante a viagem cervejeira do Science of Beer:

No melhor bar da vida: In de Verzekering Tegen de Grote Dorst. O nome é gigante mesmo. O bar fica no distrito de Lennik, pertinho de Bruxelas, e visitamos no dia livre da viagem. Foi de beber cervejas históricas. O bar só abre aos domingos depois da missa, e é especializado em lambics e cervejas trapistas. Lá é possível encontrar raridades que não se acha em nenhum lugar do mundo. Um bar familiar, com excelente atendimento, para desfrutar essa paixão cervejeira.

Alexander, contabilista

Alexander de Carvalho é contabilista em São Bernardo do Campo (SP) e faz cerveja em casa como hobbie. Ele decidiu fazer a Viagem de Estudos Cervejeiros pois buscava uma opção inusitada para as férias e conta um pouco de como foi a experiência:

Nunca tinha visitado os países da viagem e achei sensacional o fato de poder presenciar e vivenciar a produção nas fábricas, fazer o tour e acompanhar todo o processo, saber a história das cervejarias, a motivação dos cervejeiros em manter cada vez maior a qualidade dos produtos finais e a paixão dos fundadores. Isso sem contar nas paisagens belíssimas em que estivemos.

Foi simplesmente magnífico, uma experiência única. Passamos por situações inusitadas, acompanhamos uma missão em uma das abadias, visitamos alguns mosteiros em que o acesso é muito restrito e demos muita sorte de contar com o conhecimento e amizade da Amanda para com os anfitriões.

A visitação à Fermentis, por exemplo, rendeu uma baita aula da Gabriela que sanou várias dúvidas e desmistificou muita coisa que eu fazia errado em relação a alguns processos de tratamento de leveduras, foi um aprendizado do início ao fim.

Para Alexander, é injusto escolher qual foi o melhor destino ou o momento mais marcante da viagem:

O museu e as plantações de lúpulos são lugares sensacionais, ainda mais durante a colheita. Os pratos típicos, o jantar harmonizado, as visitas guiadas com harmonizações… tudo foi perfeito. Sem contar que ainda fomos agraciados com a abertura do barril na festa da Oktoberfest!

Quero fazer Viagem Cervejeira novamente, mas tenho certeza que será diferente e pode ser ainda melhor.

Quer participar dessa experiência inesquecível também?

A Viagem de Estudos Cervejeiros 2019 será realizada entre os dias 13 e 23 de setembro, com um roteiro que passa por França, Bélgica e Alemanha.Confira mais informações sobre o roteiro.

Você também pode entrar em contato com o nosso financeiro (financeiro@scienceofbeer.com.br) para consultar as opções de pagamento e parcelamento - incluindo a carta de crédito do Banco do Brasil, que é uma alternativa prática para quem precisa de um prazo maior para pagamento. Além disso, você pode utilizar a carta de crédito para já garantir a vaga na viagem cervejeira de 2020.