Blog

Valorização das mulheres no mercado cervejeiro é uma das bandeiras do Science of Beer

Fortalecer e valorizar as mulheres do mercado cervejeiro é uma das bandeiras do Science of Beer - não apenas no Dia da Mulher ou no mês de março, mas sempre. Somos uma empresa fundada e administrada por mulheres, e nossa luta é para democratizar o ensino de cerveja no Brasil.

"Ser mulher é ter CORAGEM. Mais coragem ainda é preciso para não se calar, não se omitir e não aceitar a opressão que nos é imposta todos os dias pelo patriarcado. Quebrar essas correntes, desconstruir padrões e falar sobre feminismo não tem sido uma tarefa fácil, mas sigo porque tenho muita coragem. Seria mais fácil e mais rápido se todos nós tivéssemos a consciência de quanto é importante falar, escutar e educar sobre esse tema e todas suas vertentes, mas mesmo sendo um caminho não tão fácil, seguimos!
Podemos começar pelo simples : Apoie mulheres, apoie projetos femininos, ESCUTE, leia mais mulheres, contrate e vote nelas. "
Amanda Reitenbach, CEO do Science of Beer

 

 

"A causa feminista nunca foi tão necessária, tenho a sorte de sempre me sentir muito bem representada e apoiada no mercado da cerveja. Tenho muitas mulheres incríveis que trabalham ao meu lado na Science of Beer e em toda a minha jornada que me inspiram a perseverar, superado todo e qualquer tipo de preconceito."
Aline Araújo, professora do Science of Beer

 

 

 

 

 

“O que eu acho mais incrível nesse meio é que por mais que a cerveja ainda seja considerada uma bebida mais masculina, vemos muitas mulheres que brilham e se destacam na sommelieria e dentro das cervejarias. Temos cada vez mais mulheres que realizam trabalhos importantes no mercado e que viram inspiração para utras mulheres. Com isso, vamos enriquecendo o cenário cervejeiro de profissionais incríveis.”
Francesca Sanci, professora do Science of Beer
 

 

 

 

“Estamos em um mercado pequeno, faz parecer que muitas mulheres estão presente, mas ter espaço, ser bom número em porcentagem não representa ter voz ou ter posição relevante ou mesmo respeito. E assim é em todos setores. É para isso também que nos dedicamos, para aumentar os números positivos das estáticas que nos representam e equilibrar o poder de voz.”
Taiga CezarineJornalista e Sommeliére

 

 

 

 

"Gosto muito da afirmação da Simone de Beauvoir que diz "não se nasce mulher; torna-se mulher". Sinto na pele esse lindo e árduo processo de transformação e devo admitir que a vontade de trabalhar com cerveja teve tudo a ver com isso por dois principais motivos. O primeiro é que para mim, a cerveja é tão complexa quanto a mulher: quanto mais simples ela parece, mais difícil foi chegar até ali e mais delicado é compreende-la. O segundo é que é um mercado dominado pelos homens e isso por um lado é desafiador - principalmente porque é novo para muitos homens dividir o espaço com a mulher. Mas por outro lado, pode ser vantajoso para quem está disposto a somar diferentes habilidades. Quando homem e mulher convivem em harmonia e respeito, a natureza está em equilíbrio e tudo funciona melhor. Gosto muito de ver as mulheres cada vez aprendendo a se unir mais, de verdade. O Science é uma instituição que é fonte de orgulho para mim nesse sentido: realmente promove ações e dá espaço para diferentes mulheres, em posições de destaque, valorizando seus talentos. Desejo que esse 8 de março seja de menos flores e mais frutos para se colher."
Rafa Brunetto, professora do Science of beer

 

Veja todos os conteúdos do Science of Beer sobre mulheres cervejeiras: 

Se você é mulher e trabalha (ou deseja trabalhar) no ramo cervejeiro, use o formulário abaixo para contar sua história para a gente. E se você, homem ou mulher, deseja debater esse assunto, aproveite o formulário para tirar suas dúvidas ou enviar suas contribuições.