Blog

Um dia na Orval: como é o Orval Open Doors Day

A Cervejaria Orval é cheia de encantos: abadia medieval, belos jardins e uma cerveja icônica. Localizada na fronteira da Bélgica com a França e com Luxemburgo, a Cervejaria Orval é um dos destinos da Viagem Cervejeira do Science of Beer.

O complexo conta a abadia de Notre-Dame d'Orval, o mosteiro, museus, jardins, as ruínas da antiga abadia, uma fábrica de queijo, a lojinha e, claro, a cervejaria que produz a autêntica cerveja trapista.

Rodeado por uma natureza exuberante, o mosteiro trapista foi fundado em 1070 por monges vindos da Itália. A produção de queijos começou em 1928. E a cervejaria só seria inaugurada em 1931, com o objetivo de financiar a reconstrução do local.

Uma vez por ano, durante o Orval Open Doors Day, a Orval abre suas portas para que visitantes de todo mundo possam conhecer a cervejaria do mosteiro e os processos de produção dessa cerveja tão única.

O “Vale do Ouro” e a lenda da fundação de Orval

O famoso rótulo da Orval que retrata um peixe com uma aliança na boca remonta à lenda de fundação da Orval.

A história conta que uma viúva chamada Mathilde de Toscane deixou cair sua aliança em uma fonte. Desesperada, ela rezou e uma truta surgiu na superfície trazendo sua joia. Mathilde então exclamou que aquele era um Vale do Ouro ("Val d'or! ") e doou recursos para que um mosteiro fosse construído no local.

A fonte de Mathilde existe e pode ser visitada no complexo da Orval.

Um pouco da história do mosteiro

O mosteiro fundado no século XI passou por incêndios e saques, sendo parcialmente destruído e reconstruído ao longo dos séculos. A estrutura atual é resultado de uma reconstrução que começou no final da década de 1920. Desde então, a abadia abriga uma cervejaria que produz, sob supervisão dos monges trapistas, uma única cerveja, a Orval.

A cervejaria produz essa receita desde 1931. Ao visitar o café L´Ange Gardien, é possível beber a Petit Orval. Uma cerveja com 4,5% ABV produzida para consumo dos monges da abadia. O aroma alto de lúpulos frescos, leve frutado e um amargor pronunciado denunciam que você está bebendo a famosa Orval.

No entanto, o complexo não se reduz única e exclusivamente ao fato de tomar uma autêntica cerveja trapista, tem muito mais que isso. História e muita cultura também permeiam essa incrível jornada pelo complexo da Orval.

Conhecendo o complexo da Orval

A Orval encanta turistas de todo o mundo, não apenas os apaixonados por cerveja. Ali o visitante pode passear por lindos jardins - inclusive um com plantas medicinais - e conhecer mais sobre a cervejaria trapista. O tour que promete ser inesquecível ainda passa pelo museu, mosteiro, lojinha e ruínas.

O museu tem em sua entrada um tonel antigo usado para a fabricação de cerveja. Ao entrar no museu, você verá objetos antigos, fotos e vídeos que contam desde o início como funciona o processo de produção do queijo e da cerveja Orval.

As ruínas do primeiro mosteiro erguido na área também entregam parte da rica história do complexo trapista. Lá é possível ver o que restou da igreja de Nossa Senhora, datada de 1760.

 

Como funciona a Open Doors Day

Mas para quem quer conhecer mais da cervejaria do mosteiro, o grande diferencial é a Open Doors Days, única data do ano em que é possível visitar a cervejaria do mosteiro. Em 2020, a Orval Open Doors Day ocorre nos dias nos dias 18 e 19 de setembro, e reúne apaixonados por cerveja de todo o mundo que buscam conhecer um pouco mais da história de uma das mais encantadoras cervejarias da Bélgica.

Quem embarcar na Viagem de Estudos Cervejeiros com o Science of Beer terá a oportunidade de fazer um tour completo pelo complexo da Orval.

Lá você vai saber como é feita a cerveja Orval, uma das referências mais genuínas no mundo das autênticas cervejas trapistas.

Participe da Viagem Cervejeira e tenha uma experiência única

A Orval é apenas um dos pontos visitados na Viagem Cervejeira do Science of Beer. Você vai participar de uma jornada de muito aprendizado histórico e cultural por cervejarias famosas da Europa. Além de conhecer diversos pubs e instituições de ensino na Bélgica, França, Alemanha e República Tcheca.

Bora participar da Viagem Cervejeira? Confira mais informações sobre o roteiro aqui ou entre em contato com a gente através do email financeiro@scienceofbeer.com.br.