Blog

Como guardar cerveja? O que você precisa saber sobre envelhecimento, guarda e armazenamento

 

Quando falamos em envelhecimento de cerveja, logo vem à cabeça inúmeras possibilidades de comportamentos e reações químicas. A verdade é que as reações não param mesmo após a fermentação, e só podem ser minimizadas através de métodos de pasteurização e filtração.

Para evitar aromas e sabores indesejados durante o envelhecimento, é necessário seguir algumas recomendações na hora de guardar as cervejas. 

Amanda Reitenbach, CEO e professora do Science of Beer, aponta que existem particularidades de acordo com os estilos e alguns elementos podem provocar o envelhecimento acelerado da bebida: “É preciso entender que depois que saiu da cervejaria, a cerveja tem grandes inimigos que são oxigênio, temperatura, tempo e a luz.”

 

Como guardar corretamente a cerveja?

O armazenamento das cervejas é um fator importante para evitar sabores ou aspectos diferentes do padrão. Isso é ainda mais primordial quando pensamos no serviço de cerveja - a experiência do consumidor pode ser modificada (e muito!) devido à forma como elas são guardadas. 

Para proporcionar uma experiência agradável ao cliente “é essencial que a cerveja seja mantida em locais sem incidência de luz, umidade e agitação, por isso evite armazenar a bebida na geladeira”, ressalta Carolina Oda, professora do Science of Beer.

- Cuidados com a luz

Os efeitos causados pela luminosidade são  mais comum em cervejas claras armazenadas em garrafas transparentes, verdes ou azuis. A luz atravessa este tipo de garrafa, ocasionando o off flavor Lightstruck, também conhecido como aroma de gambá.

Para evitar a oxidação, deve-se manter as garrafas longe de locais com incidência de luz, ou usar garrafas de cor mais escura ou latas que vedam totalmente a entrada de luminosidade. 

No entanto, nem sempre este off flavor é observado como um aspecto negativo na cerveja. Em cervejas mexicanas e na Heineken de garrafa, o off flavor é visto como uma  característica positiva e remete à afetividade.  

- Temperatura

Você vai encontrar três opções mais utilizadas para guardar as cervejas: refrigeradas, temperatura ambiente ou de adega, vai depender do estilo da bebida. 

Quando falamos em temperatura, existe uma recomendação padrão de 13°C. Já para cervejas que devem ser refrigeradas, o ideal é que sejam mantidas entre 4°C e 6°C. Lembrando sempre que, quanto maior a temperatura, maiores são as chances da cerveja perder o frescor. 

- Oxidação

O oxigênio não é o único responsável pela oxidação da cerveja, existem outros agentes oxidantes, como luz e temperatura. Para minimizar os efeitos é preciso controlar a temperatura, usar oxidantes e manter baixo o nível de oxigênio.

- Tempo

O tempo é outro vilão quando falamos na oxidação da cerveja. O consumo mais rápido pode fazer com que os agentes oxidantes sejam inibidos, evitando assim a produção de off flavors perceptíveis no paladar. 

 

Estilos de cerveja e o momento certo de consumi-las

O estudo Aging characteristics of different beer types”, realizado em 2006, aponta que as cervejas com maior potencial de envelhecimento são as que contém mais teor alcoólico e melanoidinas. Sendo assim:

- Cerveja que devem ser consumidas jovens

- Cervejas claras; 

- Cerveja com baixo teor alcoólico; 

- Lagers;

- Cervejas de trigo;

- Cervejas sem filtrar e pasteurizar, lupuladas.

 

- Cervejas com potencial de guarda

- Cervejas Ales, com teor alcoólico acima de 8%;

- Cervejas de alta fermentação geralmente têm potencial de envelhecimento;

- Cervejas escuras;

- Cervejas com maior acidez, como as Lambics que podem envelhecer por anos.

As Lambics envelhecidas podem proporcionar uma experiência incrível para os consumidores. Segundo Amanda Reitenbach, que tomou uma Lambic de 34 anos, “a acidez dela não caiu tanto quanto imaginava, mas o perfil de nota animal caiu bastante,  e teve o perfil de floral e frutado que nunca percebi em nenhuma Lambic”. 

Isso ocorre porque este estilo de cerveja tem o potencial de evoluir positivamente, com suas notas sensoriais progredindo de forma benéfica, sem off flavors. 

 

Como guardar as cervejas com borra

As cervejas com borra - fermentadas em garrafas ou não fermentadas - contam com algumas especificidades para serem armazenadas. Isso porque deve haver cuidados para evitar que a borra seja misturada com o líquido da cerveja.

Na hora de consumir é ideal que a cerveja permaneça deitada para não balançar e misturar com a borra. Se a cerveja tiver rolha, como as Lambics, a melhor opção é guardar deitada para que a rolha não fique ressecada. 

Em relação ao consumo, existem duas possibilidades mais comuns:

- Quando for servir uma long neck, é recomendado que o copo seja do mesmo tamanho para que possa ser colocada de uma vez só no recipiente.

- Decanter: neste caso, coloca-se a cerveja no decanter sem a borra para que possa fazer a movimentação ao servir sem correr riscos de misturar. 

 

Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao webinar Envelhecimento, guarda e armazenamento de cervejas e confira mais informações!