Preencha os campos abaixo para fazer o download:

Tecnologia em Processos Cervejeiros: por que é importante especializar-se na produção de cervejas?

Foto: divulgação cervejaria bohemia

Paixão pela bebida, desejo de especializar-se em uma nova área, oportunidade de montar o próprio negócio… São muitos os motivos que levam alguém a se aprofundar no mundo da cerveja e até mesmo começar a produzir suas próprias receitas. Mas além do malte, do lúpulo, da levedura e da água, a produção da bebida também exige muito estudo.

Compreender os processos de fabricação e aprimorar os conhecimentos na área é fundamental para manter-se atualizado no mercado e também para aproveitar todo o potencial que a produção de cerveja oferece.  E isso vale tanto para quem tem ou trabalha em uma cervejaria, quanto para quem faz cerveja em casa por hobby.

O curso de Tecnologia em Processos Cervejeiros do Science of Beer foi desenvolvido justamente para ensinar o planejamento, a fabricação e o envase de cerveja e habilitar o aluno a trabalhar em uma das áreas de maior expansão no Brasil nos últimos anos.

Só para se ter uma ideia, hoje existem 680 cervejarias registradas no país, sendo que 176 delas foram inauguradas no ano passado. Esses números destacam o crescimento do mercado cervejeiro mesmo em meio ao cenário de crise no país, e também demonstram que o setor precisa cada vez mais de profissionais qualificados e aptos a produzir e falar sobre o assunto.

Nesse contexto, estudar as tecnologias e os processos relacionados ao processo de produção de cervejas pode ser uma boa oportunidade para quem deseja aproveitar o momento de expansão do mercado para empreender ou trabalhar no setor. Da mesma forma, o curso também é ideal para  profissionais que já atuam no mercado cervejeiro e querem profissionalizar sua produção. 

Mas isso não significa que apenas cervejeiros e profissionais do setor possam participar do curso. Os únicos pré-requisitos para fazer o curso de Tecnologia em Processos Cervejeiros são: gostar de cerveja e querer aprender um pouco mais sobre o assunto.

Como funciona o curso de Tecnologia em Processos Cervejeiros  do Science of Beer?

O  curso de Tecnologia em Processos Cervejeiros é realizado em várias cidades do país (confira a agenda abaixo), e as aulas são divididas em  cinco encontros mensais - um final de semana por mês.

Com professores altamente capacitados com formação dentro e fora do país e atuação consolidada na área, o curso oferece certificação internacional da World Beer Academy, possibilitando que o profissional formado também atue fora do Brasil.

Além disso, uma das propostas do Science of Beer é levar conhecimento histórico e prático de forma diferenciada a cada aluno, por isso todas o curso têm, propositalmente, turmas reduzidas (quando comparadas a outras instituições). O que permite que cada aluno receba assistência personalizada ao longo de todas as aulas.

Entre os tópicos abordados estão as matérias-primas utilizadas na produção de cervejas, o processo de fabricação de mosto, fermentação e maturação da cerveja, filtração e envasamento da bebida, além de boas práticas de fabricação.

Além disso, o módulo final do curso também inclui a fabricação de uma receita de cerveja. A brassagem, realizada em uma cervejaria parceira, amplia o contato do aluno com o ambiente de produção cervejeira, apresentando um pouco das rotinas envolvidas no processo de fabricação da bebida.  

Agenda

Confira as datas e cidades para quem deseja começar o curso ainda neste ano.

Porto Alegre/RS

20/10 e 21/10
17/11 e 18/11
08/12 e 09/12
26/01 e 27/01
16/02 e 17/02

São Luís/MA

29/09 e 30/09
20/10 e 21/10
24/11 e 25/11
15/12 e 16/12
26/01 e 27/01

Juiz de Fora/MG

10/11 e 11/11
15/12 e 16/12
19/01 e 20/01
23/02 e 24/02
16/03 e 17/03

A agenda de 2019 já está disponível aqui.

Ficou interessado(a)?

Você pode fazer a  sua inscrição para o curso de Tecnologia em Processos Cervejeiros do Science Of Beer Institute pelo email info@scienceofbeer.com.br,  pelo telefone (48) 9 91304906 ou clicando aqui. Nos vemos na sala de aula!