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Negócio cervejeiro: como se preparar para começar o seu?

Por My Tapp

Investir em um negócio cervejeiro é o sonho de muita gente! Com o mercado de trabalho cada vez mais estressante e o estilo de vida exponencialmente mais corrido, a ideia de trabalhar com o que se ama tem se tornado tentadora.

E não é para menos. Segundo a Abrasel, esse mercado cresce aproximadamente 10% ao ano. Ou seja: uma ótima possibilidade de investimento para quem quer começar um novo negócio.

Mas vamos com calma… Quanto mais visado o mercado, melhor preparado você deve estar para começar a se aventurar nele. Acredite: tocar um estabelecimento no setor não é tão simples quanto sentar na mesa e beber com os amigos.

Por isso, que tal algumas dicas para começar com o pé direito o seu negócio cervejeiro?

1. Tipo de estabelecimento

“Mas isso é óbvio”... Sim, é. Mas é exatamente o óbvio que nos foge aos olhos muitas vezes!

Em primeiro lugar, deve-se pensar exatamente qual o tipo de negócio que você quer investir. Para estar inserido dentro do setor, é possível escolher outras opções que fogem da tradicional cervejaria. O mito é pensar que você precisa ser produtor para estar, necessariamente, dentro do meio.

Tap houses e growler stations, por exemplo, são opções super legais para quem quer investir em um negócio cervejeiro, mas com um foco um pouco diferente. Dentro desses estabelecimentos, por exemplo, o foco são as torneiras e os diferentes rótulos que você levará até os consumidores, gerando uma experiência com diferentes marcas, aromas e sensações.

Atente-se: cada tipo de estabelecimento tem suas próprias legislações (e elas podem mudar dependendo do Estado e da cidade em que estão inseridos). Por isso, tenha ao seu lado um bom contador antes de colocar a mão na massa.

2. Ponto

Uma das escolhas mais importantes dentro do processo de planejamento, envolve o ponto de venda. Para quem trabalha com um estabelecimento voltado ao lazer, uma boa localização é aquela que está próxima aos consumidores, favorecendo o acesso com o menor grau de dificuldade possível.

Neste ramo, estar próximo à concorrência pode ser uma opção boa e até positiva. Principalmente em grandes centros, é possível identificar regiões com bares e frequentadas pelo mesmo nicho de público. Caso sua estratégia seja estar um pouco mais afastado, lembre-se de estar atento às condições urbanas para analisar a facilidade de acesso dos clientes.

Estar um pouco mais afastado também e a realidade de muitos empreendedores que investiram em cervejarias. Por se tratar de uma indústria, as leis são bem diferentes, o que pode dificultar um pouquinho a vida de quem deseja implementar um espaço para o cliente final por lá (mas claro, tudo vai depender da forma com a urbanização da cidade funciona).

3. Estrutura

Ponto extremamente importante para se pensar. É aqui que provavelmente você irá gastar muita ponta de lápis e dedos na calculadora. A estrutura do ambiente dependerá diretamente do tipo de estabelecimento que você optou por abrir.

No caso de ter o seu foco voltado para o público final, alguns itens para venda de chope são fundamentais como, câmara fria, cilindros de gás, reguladores, extratoras, torneiras, pingadeiras e mangueiras são fundamentais para a comercialização da cerveja em barril - o famoso chope.

Já quem vai produzir a sua própria bebida, deve ter em mente a capacidade produtiva que deseja para adquirir os melhores equipamentos de produção, como moinhos, tanques, filtros, envasadores, compressores e geradores.

4. Ganhar destaque!

Ter um estabelecimento que atrai público no século XXI, o século do delivery e da internet exige muito mais esforço. Os clientes não vão entrar no seu estabelecimento sem nada que chame a atenção deles e isso vale para negócios de todos os setores.

Um cardápio bem pensado e um mix de produtos alinhado com a expectativa do seu público, mas que ainda surpreenda, é um bom investimento para estar sempre à frente.

Quem trabalha com autosserviço de chopp myTapp possui mais um grande carta na manga! Além de ter inúmeras vantagens para o estabelecimento, trabalhar com a experiência do sistema traz um ar inovador para o estabelecimento, chamando novos clientes e fidelizando os antigos.

Além disso, uma boa dica, quando se fala de vender chopp, é chamar a atenção do público para as suas torneiras. Customize elas, dê destaque, use materiais de exposição diferentes, cores diferentes – use sua criatividade! Afinal, o chopp é um produto tímido, ele precisa de holofotes.

E aí, pronto para entrar com o pé direito no mercado e abrir um negócio cervejeiro que vai fazer a diferença no setor?