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Negócio cervejeiro: como posicionar a marca da sua cervejaria

Artigo produzido por myTapp - autosserviço de chope

Mil. O Brasil atingiu a marca de mais de 1000 cervejarias registradas no MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esse número fica extremamente maior se contabilizarmos os paneleiros que já desenvolveram seus rótulos e estão começando aos poucos na comercialização.

O que isso significa? Que são milhares de marcas espalhadas no país dentro de um mesmo segmento, comercializando produtos dentro de um mesmo mercado e que (queira ou não queira) são concorrentes uns dos outros.

Ainda que os sabores e aromas dos seus rótulos sejam diferenciados e que você - ou até mesmo os concursos - falem que eles são os melhores que existem, o seu público precisa se identificar, entender você e sua essência. Para isso, o posicionamento estratégico e bem pensado de uma marca se faz indispensável para se diferenciar em um mundo cada vez mais concorrido.

 

O que é um posicionamento de marca e como posicionar sua cervejaria

De forma breve, o posicionamento de marca da sua cervejaria representa a forma com que você deseja ser reconhecido pelos seus clientes. Ou seja, é como você se porta e trabalha para ser visto, mas não necessariamente como realmente é.

No mundo ideal, o posicionamento que você emite e a imagem - a forma com que o público percebe sua marca - são iguais. Para que isso aconteça, um trabalho bem estruturado deve ser feito.

Em um mercado que ficou muito tempo estagnado nesse sentido, o posicionamento das cervejarias - em especial as artesanais - se faz ainda mais necessário perante a sociedade.

Descentralização do posicionamento cervejeiro

Em que momento você começou a perceber que as cervejarias industriais/comerciais passaram a falar de uma maneira um tanto quanto diferente?

Não faz muito tempo, não. Até pouquíssimos anos atrás, a mensagem passada pelas empresas eram todas muito similares. Com o foco em um público específico, as mídias mostravam homens como consumidor foco em um ambiente cercado de pessoas dentro de padrões e estereótipos, o que foge da realidade de muitos consumidores.

O jogo mudou. O consumidor está cada vez mais consciente e comprando aquilo que lhe mais gera identificação.

Com centenas de possibilidades e produtos disputando um espaço no carrinho de compras, fica cada vez mais visível quem está no poder: o consumidor é crítico, empoderado e exige das marcas o respeito e a atenção para suas ideologias.

São essas marcas que vão para casa com eles, mesmo que - por muitas vezes - acabem sendo um pouco mais caras. O movimento do “bebo menos, mas bebo melhor” é real e foi ele que impulsionou o crescimento do aparecimento das cervejarias artesanais e fez com que o chope local ganhasse espaço nas torneiras dos bares.

Isso mostra a necessidade do posicionamento da marca vinculada com o público. As possibilidades são infinitas e não estamos mais limitados à mostrar o “mais do mesmo”. Cada cervejaria tem a sua identidade, sua história, sua motivação para existir. Nenhum rótulo é igual ao outro e, por isso, nenhuma cervejaria deve ser também.

Como definir um posicionamento de marca para sua cervejaria

Uma marca que definiu bem o seu posicionamento tem suas principais características e vantagens conhecidas e reafirmadas pelo público. Para chegar nesse resultado, é importante trabalhar tudo que possa servir para associar a sua marca. E isso não significa apenas trabalhar bem a identidade visual.

É claro que a marca (logotipo e símbolo), os rótulos e a todos os outros materiais visuais de sua empresa são fundamentais. Afinal, o consumidor deve bater o olho, reconhecer sua cervejaria e ter algum sentimento vinculado ao que está vendo. Mas isso deve se estender muito mais.

Para começar a pensar no seu posicionamento, responda:

  • Com que a sua cervejaria se importa?
  • Quais o diferencial da sua cerveja?
  • Como você quer que as pessoas lembrem de sua marca?
  • Quem são as pessoas que vão se identificar com você?

Em todo e qualquer lugar que sua marca estiver presente, essas respostas irão te guiar! Isso significa que você deve evidenciá-las para seus colaboradores, fornecedores, concorrentes e, claro, para seus consumidores.
As três maneiras mais clássicas de passar esse posicionamento são: identidade visual das cervejas, mídias sociais e ponto de venda.

#1 Identidade visual

O “quem você é” está bem representado na identidade visual da sua empresa? Quem nunca ouviu falar nela, irá encontrar um de seus rótulos na prateleira e receber a mensagem que você quer passar?
A identidade visual é a porta de entrada que irá comunicar, sem ter que abrir a boca para explicar. Um bom exemplo disso é a cervejaria Amada.

Da marca, passando pelo nome dos rótulos, até chegar nas ilustrações de cada um deles. A Amada consegue evidenciar o amor por suas origens e a representatividade da Bahia em todos os aspectos. Consegue ver?


#2 Mídias sociais

O consenso mundial já convenceu (praticamente) todos que criar um perfil nas mídias sociais é imprescindível na hora que começar um negócio. O que poucas marcas sabem é como aproveitar da melhor forma possível essa atividade.

Como são as imagens que você pretende divulgar? Elas parecem uma propaganda? Possuem textos e muitas informações visuais? Se sim: está na hora de repensar.

O uso no cotidiano das mídias sociais é para lazer. Assim, as pessoas tendem a seguir perfis que mostram um estilo de vida, pessoas. Trazer imagens com textos e que se assemelham muito a um anúncio de revista irão tornar seu perfil um ponto de acesso informacional - ou seja: não sigo, mas acesso quando quero saber o que vai acontecer. Invista em boas imagens dos seus clientes se divertindo e crie ambientes que fiquem incríveis em fotos.

Um exemplo legal é o perfil da cervejaria Perro Libre. Levando o dia-a-dia do estabelecimento em imagens de alta qualidade, mas sem perder a visão de consumidor, gera um perfil que gera interesse de visita e consumo, sem levar uma perspectiva de anúncio para a mídia.


#3 Ponto de venda

Onde melhor o cliente poderá sentir a sua essência do que em um local pensado 100% por você? Trabalhar na construção de um ambiente que leve seu posicionamento em todos os cantos, é uma ótima possibilidade de se comunicar integralmente.

A forma com que você deseja que as pessoas se sintam diante de sua marca, pode ser revertida em experiências locais para eles.

cervejaria Alright, por exemplo, tem uma pegada forte de easy going - o objetivo é que você se sinta bem! Tudo na Alright vai ao encontro de uma meta final: passar uma experiência positiva para o cliente, deixando o ambiente o mais confortável possível. Como o próprio slogan deles diz: brew up, chill out!

Para que isso seja possível, construíram um espaço que mistura a fábrica com um beer garden com 12 torneiras de autosserviço de chopp myTapp, onde o cliente tem a liberdade e a democracia de servir o quanto quiser - pagando proporcionalmente por isso -, experimentar todos os rótulos e depois tirar os seus sapatos e relaxar na grama!

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E você, o que está fazendo para posicionar sua cervejaria?

Com tantas marcas surgindo no mercado, para conquistar pelo sabor, primeiro você precisará gerar identificação, curiosidade e experiência. Preparado para um mercado que não para de crescer?