Blog

Comunicado oficial do Science of Beer

O Science of Beer acredita e luta para que o mercado cervejeiro seja um ambiente inclusivo, democrático e de respeito. Por isso, repudiamos toda e qualquer prática de discriminação e preconceito.

Em virtude da recente exposição de falas preconceituosas e ofensivas de um grupo de WhatsApp de profissionais cervejeiros, reforçamos nosso posicionamento e condenamos as práticas de racismo, misoginia, LGBTQ+fobia e demais discriminações. 

O Science of Beer não tem mais em seu corpo docente nenhum professor que tenha qualquer envolvimento com o grupo em que as mensagens circularam. 

Reforçamos também o nosso apoio à Sara Araújo, sommelière e professora do Science of Beer, que foi um dos alvos dos comentários; bem como aos profissionais da Cervejaria Implicantes e a todos os profissionais cervejeiros que sofrem preconceito por conta de etnia e cor. 

O Science of Beer entende que um posicionamento antirracista e voltado para a diversidade e inclusão depende de atitudes concretas. Nós buscamos combater o preconceito por meio da educação. 

Já havíamos incluído a aula ‘Racismo e a necessidade de ser antirracista no mercado cervejeiro’ em nosso curso Beer Expert, e agora estendemos este conteúdo para todos os cursos do Science of Beer. 

Além disso, o Science of Beer também conta com um programa de ações afirmativas com bolsas de estudo parciais e integrais para negros, indígenas, pessoas com deficiência e outros grupos em situação de vulnerabilidade econômica. Nosso objetivo é contribuir para minimizar a histórica situação de desigualdade e discriminação a que estão submetidos indivíduos de grupos específicos. 

A comunidade cervejeira do Brasil não pode ser um ambiente discriminatório e elitista, em que indivíduos em posição de privilégio sintam-se no direito de expressar ofensas e preconceitos sem consequências. 

Por isso, esperamos que o mercado cervejeiro do país, ainda tão incipiente, possa refletir, debater e, acima de tudo, agir concretamente para transformação e evolução do mercado com equidade, diversidade e responsabilidade. 

Amanda Reitenbach e equipe do Science of Beer