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Beer Summit 2020 levou tema da diversidade ao universo cervejeiro mundial a partir de SC

Aline Araújo, Jessica Mafra, Amanda Reitenbach, Janine Mathias,DJ Mitay e Carolina Mariano


Evento on-line encerrou no domingo (13), capitaneado somente por mulheres

O maior evento de conhecimento cervejeiro da América Latina - o Beer Summit 2020 - encerrou no último domingo (13) inovando no mercado e trazendo o tema da diversidade, inclusão e equidade ao setor.  Foram mais de 50 horas de aulas, palestras, mesas redondas e divulgação de estudos científicos – tudo 100% on-line, para um público espalhado por mais de 20 países. Para Amanda Reitenbach, idealizadora do evento e CEO do Science of Beer Institute, de Florianópolis, estava faltando abordar esses assuntos com mais seriedade e empenho. “Tivemos em meados deste ano notícias muito tristes de racismo e misoginia no segmento. Daí a ideia do perfil desta edição”, explica. 

"Participar desse evento é sobre entendimentos de que precisamos abrir horizontes. O silenciamento de mulheres negras também está associado ao mercado cervejeiro. É notória a hipersensibilidade nas propagandas e é praticamente excluída o protagonismo de artistas negras nesse ramo. Foi uma junção de emoções e principalmente uma grande oportunidade de estar ao lado de mulheres e pessoas com um novo posicionamento sobre saborear novos caminhos. Agradeço a toda equipe em especial Sara Araújo por ter me apresentado essa escola que busca unir mundos", destaca Janine Mathias.

O Beer Summit 2020 foi em cinco trilhas de conhecimento -Diversidade, Equidade e Inclusão; Negócios, Marketing e Empreendedorismo; Sommelieria, Estilos, Serviços e Harmonização; Matérias-Primas, Processos e Inovação e Tecnologia e Ciência Cervejeira. Entre os convidados, palestrantes de 14 países. “A inovação também fez parte deste contexto, principalmente pela vocação de Florianópolis na tecnologia”, diz Amanda.

“Foi uma semana muito produtiva, onde promovemos conexões e a troca de informações e experiências sobre a indústria, o comércio e o público da cerveja”, detalha, destacando também a inovação na trilha sonora do evento. “Também percebemos que a diversidade no meio cervejeiro dialoga com a cultura musical que o atravessa. Portanto colocar música instrumental brasileira no show de encerramento foi outra forma de expandir o horizonte social desse meio. Todos os estilos cabem no nosso caldeirão”, brinca. 

Brasil Beer Cup utilizou método inédito- Dentro do Beer Summit 2020, o concurso Brasil Beer Cup teve sua primeira edição no formato on-line, com os jurados recebendo amostras às cegas em casa. Foi o primeiro concurso utilizando esta metodologia na América Latina, que também utilizou o Beer Sensor, equipamento desenvolvido por Amanda Reitenbach e junto ao Science of Beer Institute. “Foi um projeto piloto que será adotado em outros certames a partir do ano que vem”, diz Amanda. Desta vez, o Beer Cup avaliou cervejas no estilo Catarina Sour, que deu visibilidade mundial ao estado e ao país como potência cervejeira. As vencedoras foram a Lohn Catharina Sour e a Morada Cupuaçu Sour.

O Beer Summit 2020 foi concebido e dirigido exclusivamente por mulheres, e trouxe resultado de pesquisas de polos como Alemanha, Bélgica, Argentina e Estados Unidos.