Blog

Aprenda a fazer cerveja em casa com o Guia Prático de Produção de Cerveja

Material produzido pela Agrária e divulgado em parceria com o Science of Beer traz dicas para os cervejeiros caseiros

Fazer cerveja em casa não é uma tarefa tão difícil quando o cervejeiro tem conhecimento. Muitos acreditam que a produção de cervejas de qualidade só é possível através de técnicas modernas. No entanto, isso é um engano.

Poucos equipamentos, muito tempo e conhecimento são requisitos suficientes para a realizar a primeira brassagem. Para comprovar o que estamos falando, recomendamos o Guia Prático de Produção de Cerveja produzido pela Agrária.  Um material gratuito com dicas para produzir uma boa cerveja em casa. 

O que você vai ver nesse manual de produção caseira? 

Ter a quantidade de matéria-prima adequada, organizar os equipamentos, definir o local para fazer a brassagem são alguns detalhes importantes e que devem ser revisados antes de começar o processo de produção caseira. 

- Equipamentos necessários para fazer cerveja em casa: no primeiro olhar, a lista pode até parecer grande. Mas os equipamentos podem ser encontrados em sua própria casa, ou serem adquiridos com facilidade. Alguns utensílios necessários para produzir cerveja caseira, são: moedor de malte, tina de mostura e panela de fervura, jarra de marcação de volume, serpentina de resfriamento, entre outros equipamentos.

- Etapas para produção de cerveja caseira: no material você vai saber mais sobre todas as etapas da produção de cerveja: moagem, clarificação, fervura, lupulagem, resfriamento, fermentação e maturação. 

Todas as fases são essenciais e é preciso realizar os processos adequadamente para ter uma cerveja de qualidade.

Moagem: o desafio é moer o malte corretamente para melhorar a ação das enzimas. Por isso, nunca use liquidificador ou moedor de café.

Clarificação: qual cervejeiro caseiro não quer fazer uma cerveja límpida e cristalina? Nesta etapa, vamos mostrar o passo a passo da clarificação.

Fervura: esterilização e concentração do mosto, e a evaporação de substâncias indesejadas são as principais funções da fervura. 

Lupulagem: extrair os compostos amargos e aromáticos do lúpulo para que fiquem na cerveja é o objetivo principal nessa fase.

Resfriamento: a rapidez do resfriamento evita a evaporação de compostos desejáveis do lúpulo.

Fermentação: confira as principais diferenças entre a execução das fermentações fria e quente.

Maturação: os detalhes sobre maturação ainda no tanque fermentador ou na garrafa definitiva. 

Além disso, o manual de produção cervejeira traz as fórmulas que devem ser aplicadas em todas as fases da produção de cerveja caseira, além de informações sobre como realizar os cálculos necessários para obter uma cerveja de qualidade. 

No Guia Prático de produção de cerveja, você ainda vai encontrar mais detalhes sobre mostura, como controlar o pH, infusão, decocção, separação do trub quente e aeração. Acesse o material e aproveite!