Quem Somos

Quem Somos

Imagine uma instituição pensada em fazer com que uma paixão nacional se torne uma profissão.Onde todos os professores têm orgulho de dizer “Eu ensino cerveja!” Esse é o Science of Beer. Com sede em Florianópolis (SC) e...

Saiba mais >

Quem Somos

Imagine uma instituição pensada em fazer com que uma paixão nacional se torne uma profissão.
Onde todos os professores têm orgulho de dizer “Eu ensino cerveja!”

Esse é o Science of Beer. Com sede em Florianópolis (SC) e responsável por promover cursos voltados ao mercado cervejeiro em todo o país desde 2013, o Science of Beer é uma instituição de ensino que busca formar pessoas preparadas para o novo cenário cervejeiro brasileiro. Se as grandes cervejarias estão aumentando suas vendas e lucros, as micro-cervejarias e importadoras também ganham sua importância no cenário da cerveja no Brasil.

Antes fixado no consumo das “tradicionais” Pilsen das marcas mais famosas, o mercado vem se expandindo, e novos nichos e segmentos ganham força. De acordo com a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), as microcervejarias devem alcançar 2% do mercado brasileiro de cerveja em 10 anos. Hoje, são aproximadamente 200 micro fábricas registradas no país, em especial no Sul e Sudeste. Além disso, ovas importadoras surgem a cada dia, e cervejas do mundo inteiro são encontradas aqui, dentro de mais de 120 estilos. Diante disso, lojas, bares, restaurantes, importadoras e distribuidoras geram uma grande demanda por pessoas especializadas nesse novo jeito de consumir cerveja no Brasil. Em 2013, o instituto formou 50 novos sommeliers de cerveja em Ribeirão Preto (SP) e Florianópolis. Em 2014, novas turmas foram abertas no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e novamente em Florianópolis e Ribeirão Preto.

Beer Pairing

Beer Pairing

Vindo da palavra inglesa pair, o termo significa par/dupla: duas coisas que, quando utilizadas juntas, formam uma unidade. É exatamente este o propósito da harmonização: combinar a cerveja e o alimento de forma que juntos resultem em um novo...

Saiba mais >

Beer Pairing

Vindo da palavra inglesa pair, o termo significa par/dupla: duas coisas que, quando utilizadas juntas, formam uma unidade. É exatamente este o propósito da harmonização: combinar a cerveja e o alimento de forma que juntos resultem em um novo sabor. O evento tem uma dinâmica diferente, onde as cervejarias convidadas apresentam dois rótulos que são harmonizados com pratos previamente definidos pelos chefes. A ideia é unir cerveja e gastronomia, com pratos elaborados e ingredientes diferenciados. Com isso, o Beer Pairing busca levar uma nova experiência aos participantes.

Depoimentos

Depoimentos

Nunca imaginei na vida que um dia poderia viver de cerveja. Minha história com esse nectar dos deuses começou a quatro anos atrás quando, de maneira despretensiosa, criei um perfil no twitter para divulgar onde tinha promoção de cerveja em Fortaleza,...

Saiba mais >

Depoimentos

Nunca imaginei na vida que um dia poderia viver de cerveja. Minha história com esse nectar dos deuses começou a quatro anos atrás quando, de maneira despretensiosa, criei um perfil no twitter para divulgar onde tinha promoção de cerveja em Fortaleza, porém, além de preços os seguidores começaram a perguntar sobre cervejas especiais, foi então que comecei a estudar, comprei livros, e me arrisquei nas cervejas de verdade. Pouco tempo depois criei o Cervas Clube, blog de cerveja que hoje possui um dos maiores acessos no Brasil. Depois de algum tempo começaram a surgir convites para cursos, oficinas e palestras, então senti que chegara a hora de me profissionalizar e procurei um curso de Beer Sommelier. Achei o Science of Beer, e o que pesou na minha escolha foi o time de profissionais que o curso contempla. Depois do curso, mais e mais convites surgiram, palestras, consultorias, treinamentos começaram a fazer parte da minha vida. Transformei meu hobby e paixão em profissão e me sinto cada vez mais realizado.
João Gonçalves de Menezes Filho, 36 anos, publicitário e beer sommelier.

Cursos

Consultoria

Consultoria
  • Consultoria Técnica e Comercial;
  • Palestras corporativas ou consumidor final:
  • Disponibilizamos palestras formatadas de acordo com a necessidade de cada cliente, para os mais diversos tipos de eventos e públicos. Em todas as palestras há degustação de cervejas especiais, transformando cada evento numa deliciosa e interessante viagem pelo mundo fascinante das cervejas.
  • Também organizamos degustações para grupos e ocasiões especiais, buscando sempre o tom exato de cada apresentação. Consulte-nos e teremos o prazer de orientar cada cliente para que seus eventos sejam muito bem sucedidos.
Contato

Depoimentos

  • Antes cerveja era apenas um tema de trabalho de faculdade, mas logo tornou-se uma paixão, em algo com que eu queria trabalhar e estudar cada vez mais; era recém formada em Engenharia de Alimentos quando o curso de Sommelier de Cervejas da Science of Beer surgiu e vi como uma oportunidade de aprender mais, me especializar e fazer networking. O curso cumpriu muito bem com o que esperava, consegui ter uma base bem melhor em diferentes aspectos e me proporcionou experiências incríveis, entendi que cerveja é um mundo de possibilidades e de aprendizado constante. Tornou possível que eu realizasse atividades que até então não era capacitada para tal, como degustações guiadas e elaboração de cartas de cerveja. Além disso, melhorei muito na comunicação com o cliente, além da parte de serviços e sugestão de cervejas.

    Carolina Okubo

    24 anos, consultora e Sommelier de Cervejas da Mr. Beer de Ribeirão Preto.

  • Quando decidimos por encaminhar nossas carreiras para a cerveja, passamos a buscar no mercado por treinamentos de aperfeiçoamento profissional e o Curso de Sommelier de Cervejas da Science of Beer foi o que escolhemos, devido ao renome dos professores envolvidos e a proposta de degustação de uma ótima carta de cervejas que nos daria a oportunidade de analisar um grande número de estilos. Além do ótimo networking realizado, o curso atingiu nossas expectativas e temos utilizado o conhecimento técnico adquirido no desenvolvimento de nosso Clube de Cervejas e nos Cursos de Produção Caseira de Cerveja que realizamos.

    Renata Beneti e Walter Soares

    Beer sommeliers, sócios da Guilda GIV.

  • O Curso expandiu meu networking, aprofundou meus conhecimentos e abriu portas para trabalhar na área de treinamentos, palestras e consultorias.

    Almir Tavares

    32 anos, empresário e beer sommelier. Proprietário do Empório Toscana, especializado em cervejas, vinhos e massa italiana.

  • Fiz o curso porque estava investindo em uma boutique de cervejas por pura paixão e ainda não tinha conhecimento apropriado sobre o assunto, antes de abrir a loja surgiu o curso e deu tudo certo, finalizei uma semana antes da inauguração. Foi incrível, me ajudou muito. E ainda me ajuda.

    Taiga Cazarine

    27 anos, empresária e beer sommelier. Proprietária da Maltesa, boutique de cervejas especiais.

  • Já havia me interessado pelo curso na primeira turma, e já estava pensando em abrir uma loja de cervejas especiais. Como quando fiquei sabendo do curso a turma já tinha dado início, então aguardei a data da próxima turma. E four bem na época que estava com uma sócia e correndo atrás de abrir a nossa loja. Então entramos em busca de conhecimento. O curso ajudou a agregar conhecimento e novos aprendizados, com bons professores e aulas com informações, história, curiosidades e dinamismo. Já tinha uma base, mas o curso me ajudou e ajuda muito hoje em informações que preciso para o dia a dia na loja.

    Joice Joly Buzatto

    28 anos , empresária e beer sommelier. Sócia proprietária da Maltesa, boutique de cervejas especiais.

Instagram

Siec

Siec

Considerando o princípio de que qualquer setor, qualquer especialidade só se desenvolve e prolifera se agregar conhecimento, e que o ensino é a principal ferramenta que possibilita o alcance desta meta, as instituições Academia Sommelier de Cerveja, Science of Beer e o Grupo Brejas, reconhecidamente especialistas em instrução na ciência da cerveja, se unem e criam o SIEC – Sistema Integrado de Ensino de Cerveja. Nossos cursos seguem o seguinte conceito: o de levar conhecimento histórico e prático de forma diferenciada a cada aluno. Seguimos o princípio que não se formam profissionais para o mercado cervejeiro em linha industrial. Nossas turmas têm propositalmente lotação reduzida, para que os alunos tenham assistência de nossos professores durante as aulas.

Contamos com um corpo docente altamente especializado, com vasta experiência de mercado, porque acreditamos que ninguém detém todo conhecimento sozinho. É preciso ampliar as fontes de conhecimento, trazendo para a sala de aula os melhores profissionais do mercado, dispostos a compartilhar toda a experiência que adquiriram em suas áreas como forma de ensino. Temos também o diferencial de estudar outros alimentos e bebidas que, de alguma forma, se entrelaçam com o processo de produção e as características sensoriais da cerveja. Acreditamos em uma formação completa, sem que conteúdos sejam omitidos em nossas aulas, para que ao final, tenhamos pessoas aptas a falar, servir, degustar, avaliar, analisar cervejas.

Contato

Fale Conosco

Nossos Contatos

Telefones:
048-91304906  (Informações e Projetos disponível via WhatsApp)

043-96530124 (Informações e Financeiro disponível via WhatsApp)

034-92944806 (Informações e Projetos disponível via WhatsApp)

Email:

info@scienceofbeer.com.br